terça-feira, agosto 23, 2005

Treze incêndios ocupam os bombeiros em seis distritos - Um fogo está circunscrito

Treze incêndios ocupam os bombeiros em seis distritos
23.08.2005 - 10h35 PUBLICO.PT

Os bombeiros portugueses, já com meios aéreos a ajudar no combate às chamas, debatiam-se às 10h06 com 13 incêndios em seis distritos, um dos quais, em Riba de Mouro (Monção), no distrito de Viana do Castelo, já se encontra circunscrito. O maior número de meios continua concentrado no distrito de Coimbra, em particular em São Furtuoso.

Segundo o balanço do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), o fogo que mais meios ocupa é no distrito de Coimbra, na localidade de São Furtuoso, onde estão 329 bombeiros e 89 viaturas, e onde o Plano Municipal de Emergência foi activado. No mesmo distrito ardem ainda zonas verdes em Umar, no concelho de Soure (140 homens, 37 veículos), e em Mucifas. Outro fogo que mobiliza muitos meios é, no mesmo distrito, o incêndio de Segade, em Miranda do Corvo, onde estão 105 homens.

No distrito de Viana do Castelo, em Paço, há três fogos activos, sendo o de Paço motivador do accionamento do Plano Municipal de Emergência e da mobilização de 112 bombeiros e 55 viaturas. O incêndio do concelho de Monção, de pequenas dimensões, ocupa apenas sete homens e três viaturas.

Em Viseu, 116 homens estão em Macieira, apoiados por 32 viaturas, e as chamas já motivaram a activação do Plano Municipal de Emergência e a chamada a entrar em acção de um meio aéreo. Naquele distrito ardem mais duas regiões, as de Ester e Mogueiraes, onde também se encontram dois meios aéreos.

Um novo incêndio no distrito de Castelo Branco, no concelho da Sertã, em Ponte do Cabril arde mato, que está a ser combatido por 15 homens, acompanhados por três viaturas e um meio aéreo.

Em Bragança, no concelho de Vinhais, na região de Pinheiro Novo, cinco bombeiros e uma viatura combatem um incêndio.

Por fim, no distrito de Santarém, em Ribeira do Brás, um fogo dá trabalho a 86 homens e 26 veículos, apoiados por três meios aéreos.

O SNBPC informa que no terreno estavam esta manhã 2260 homens, 695 viaturas e 14 meios aéreos.

Cuidados para evitar fogos

O SNBPC pede para que não se façam queimadas, aconselha cuidados na realização de piqueniques e o adiamento de trabalhos que envolvam maquinarias que produzam chamas ou faíscas. O apelo estende-se aos cidadãos que fumam, para que não deitem "fora pontas de cigarro, nomeadamente pela janela do automóvel ou comboio".

Os bombeiros reforçam a ideia de que é obrigatório "manter limpa uma faixa de protecção das habitações", 50 metros em torno de cada casa.

Sem comentários: