sábado, agosto 27, 2005

A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos do Tribunal Constitucional pediu à Comissão Nacional de Eleições (CNE) que apure se o movimento "Amar Amarante", que apoia a candidatura de Avelino Ferreira Torres, violou a lei ao apresentar orçamentos distintos para as listas à Assembleia Municipal e Câmara Municipal.

Os dois orçamentos do movimento "Amar Amarante" atingem o tecto máximo permitido para o concelho (cerca de 112 mil euros).

Jorge Galamba, vogal da Entidade das Contas, admitiu, ao JN, que "a lei não é clara" sobre esta possibilidade. "Todas as interpretações são possíveis", acrescentou. Caberá, então, à CNE, que deve assegurar a igualdade de tratamento e meios entre os candidatos, averiguar se existe uma manobra orçamental. O caso será analisado, na próxima semana, no plenário da comissão.

Documentos na PJ

Avelino Ferreira Torres, que há meses está a ser investigado pela PJ por suspeita de peculato e gestão danosa na Câmara do Marco de Canaveses, terá usado José Faria, um funcionário municipal, para adquirir diversas propriedades no concelho para depois as revender, de forma pouco clara, a alguns empreiteiros que, alegadamente, mantêm relações privilegiadas com a autarquia marcoense.

A documentação dos referidos negócios estará na posse da Polícia Judiciária (PJ), após José Faria, ex-braço direito do autarca, a ter deixado a um amigo de confiança, antes de, alegadamente, ter tentado o suicídio, com um tiro na cabeça, há cerca de três semanas.

Os documentos que estão na posse da PJ confirmam as alegadas aquisições de uma bolsa de terrenos, que englobava as quintas Sorte da Vinhola e Monte do Alto dos Reis, ambas na freguesia de Avessadas, Campo da Portela, Quintas de Vilar e Campo e Quinta da Várzea, em Tuiías. A maioria acabou por ir parar ao património da empresa Horizontes do Tâmega, titulada por Ferreira Torres e pelos seus dois filhos.

Os documentos entregues na PJ incluem cópias de depósitos, cheques e letras bancárias que estarão a intrigar a PJ.


in JN

Uma das figuras políticas mais carismáticas do nosso país, o homem que gosta do futebol, principalmente da "porrada", está mais uma vez com a Justiça à perna. Falta saber, se irá "safar-se" novamente com a imunidade politica. Pode ser um homem que muito fez pelo Marco de Canavezes, mas será que ele também não é como uma Fátima Felgueiras? :P
Ainda se lembra, e também marca uma viagem só de ida para o Brasil, e tenta negociar o seu perdão por lá...

Sem comentários: