sábado, agosto 27, 2005

Líder do PSD diz que prejuízos são suficientes para pedir solidariedade da UE

Incêndios: Luís Marques Mendes acusa Governo de "teimosia"
26.08.2005 - 17h36 Lusa

O líder do PSD criticou hoje “a teimosia” do Governo em não pedir o apoio ao Fundo de Solidariedade Europeia para compensar os prejuízos causados pelos incêndios.

Após uma reunião em Proença-a-Nova com autarcas sociais-democratas de alguns dos concelhos afectados pelos incêndios, Marques Mendes considerou que o "pedido já deveria ter sido feito", apesar dos prejuízos contabilizados ainda serem inferiores ao que a legislação comunitária prevê para a atribuição imediata do Fundo Social Europeu.

"As regras existem e são conhecidas, mas também toda a gente sabe que, na União Europeia, há sempre uma negociação em redor de qualquer pedido", afirmou.

"Os prejuízos existentes são já mais do que suficientes para que se peça a solidariedade da União Europeia", sublinhou.

Em conferência de imprensa, Marques Mendes anunciou que o PSD vai apresentar, na reabertura do Parlamento, uma proposta de lei que regulamenta o envolvimento das Forças Armadas em tarefas de prevenção e combate aos fogos, que já é admitida pela Constituição desde 1997.

Em particular, Marques Mendes defende que os militares devem ter a responsabilidade de participar numa frota de meios aéreos de combate aos fogos, promovendo ainda acções de patrulhamento e vigilância das florestas. "Temos a certeza que esta medida vem ao encontro do espírito de cidadania das nossas Forças Armadas", afirmou, recusando comentar o facto do anterior Governo PSD/CDS-PP não ter regulamentando esta participação dos militares.

Marques Mendes considera também importante que José Sócrates promova "uma reunião com todos os presidentes de Câmara dos municípios afectados", onde seriam dadas a conhecer as "medidas de apoio e os instrumentos de acção" do Governo, que deve ouvir as "sugestões e propostas muito úteis dos autarcas".

O líder do PSD quer ainda um "um balanço objectivo sobre esta época de fogos florestais", com uma "equipa de peritos independentes", que faça uma "avaliação rigorosa, desapaixonada e de modo tecnicamente fundamentado".

O relatório deverá ser apresentado dentro de dois meses, apontando o "que funcionou bem e o que funcionou mal" no combate aos incêndios, explicou Marques Mendes, rejeitando a criação de qualquer "comissão de inquérito".

in O Público

Pergunto eu agora... será que estamos a ser governados por "putos" que ainda andam na primária, ou por adultos?
Independentemente da minha côr partidária, continuo a achar que, andar a empurrar situações, que já se arrastam há alguns anos, de uns para os outros, e criticarem-se, e nada fazerem para as resolver! Enquanto isso, o país arde, e as nossas carteiras também, com aumento de impostos.

Sem comentários: