quarta-feira, outubro 19, 2005

Mais um post excelente... pelo gajo que edita o BITS & BYTES

Podem lê-lo aqui, aproveitem que acaba por ser hilariante e educativo...

Para os turistas não se perderem na nossa capital (Lisboa)


Serão mais 18 anos à espera de novo título???

No site do Sporting está o anúncio da demissão do Dr. Dias da Cunha...

"Dias da Cunha deixa a Presidência

António Dias da Cunha informa que decidiu deixar a Presidência do Conselho Directivo do Sporting. Num comunicado emitido ao princípio da tarde, Dias da Cunha explica as razões da sua atitude e sublinha que a decisão de aceitar as demissões de Paulo de Andrade e José Peseiro, embora sustentada pelo que considera ser o “superior interesse” do Sporting, “violentou-me de forma intolerável”.

Comunicado

Tornei público ontem que decidi aceitar os pedidos de demissão do Administrador Executivo da Sporting, SAD, Paulo de Andrade, e do treinador principal da equipa de futebol, José Peseiro. Ambos tinham há muito posto os seus cargos à disposição, tornando claro que não esperavam do Sporting qualquer compensação – felizmente há pessoas que pela sua qualidade ímpar e pela maneira como servem o Clube continuam a demonstrar que o Sporting é diferente.

A decisão que tomei, embora tenha tido a sustentá-la o que fui levado a considerar como o superior interesse do Sporting, violentou-me de forma intolerável...."

Continuar a ler AQUI

Comentários a esta saída precoce no RECORD ONLINE

"15:21 - Nuno Artilheiro
Agradecemos ao Dr. Dias da Cunha tudo o que fez pelo Sporting, com a certeza de que o fez foi na sua visão do que era melhor pelo clube. Ainda assim esta decisão era inevitável e a bem da verdade, só peca por tardia. Que regressem os "intocáveis" que já estiveram no clube e que o conseguirão levar pra frente. Sabem a quem me refiro. Viva o Sporting!

15:21 - Mario Rodrigues
sr.Dias da cunha nao devia ter feito isto...que pena era um homem que deu a cara a pinto da costa e outros...SPORTING PARA SEMPRE!!!!!!

15:20 - Sérgio Lourenço
Agora cabe ao Presidente da Assembleia Geral convocar eleições antecipadas, porque a direcção e a SAD continuarem em funções com os que lá ficaram até Setembro de 2006 é ridículo...

15:20 - Costa Ferreira
Aplausos para Dias da Cunha! Ao demitir-se das funções que tinha no Sporting, não há dúvida de que é menos um senhor que nada percebe de futebol mas que gostava de ter uma posição de relevo no futebol em Portugal. Se é que ter uma posição de relevo no futebol português é assim tão dignificante para qualquer pessoa de bem... Não basta ser um bom gestor financeiro para se estar à frente de um clube de futebol, pois é necessário perceber-se da "poda"...

15:19 - Pedro Ferreira
como portista tenho de admitir que Dias da Cunha é um grande Homem. Defendeu a sua dama até ao fim. É um homem íntegro a 100 %. Prova que a sua palavra vale mais que qualquer assinatura. É destes homens que o país, e não só o futebol, precisa. Parabens e boa sorte. Como portista também desejo todas as felicidades do mundo ao Sporting para que volte em grande e dê ainda mais prestígio ao futebol Português.

15:18 - jorgepais
Sai um Homem sério, que dotou o Spoting com o Alvalade XXI, com a Academia, e com uma situação económica equilibrada.E sai por culpa de um bando (Juveleo manipulados por uma figura que irá ser um futuro candidato à SAD.Espero que a futura direcção acabe com os benefícios a essa corja desestabilizadora.

15:17 - João Paiva
Afinal Deus existe. Melhor notícia que esta não podia haver. Todos os que deviam sair do projecto, sairam.

15:16 - Pipo
DEMOROU A PERCEBER,MAS LA CONSEGUIU !!

15:14 - Ricardo Marques
Até k enfim uma boa noticia... Estava a ver k nunca mais se ia embora...

15:14 - carlos fernandes
Então quem é que vai escolher o treinador?

15:13 - Claudio Ruben
Finalmente um boa noticia...Adeus e nunka mais voltes !!

15:12 - adroaldo moreira borges
obrigado pela renuncia.um abraço, agora que venham os fieis filhos de leao e viva o sporting

15:10 - nilton monteiro
E com tristeza q recebo esta noticia ,penso q prestamos um mau serviço ao sporting.ele nao devia demitir pois o sporting nao e so futebol ,em todo caso foi digno e so tenho a dizer obrigado a ele ao peseiro q ja nao tinha condiçoes para continuar.penso q os sportinguistas tem de parar pra pensar pq nao somos um clube de bandoleiros."

Se alguns destes senhores que comentou esta notícia é Sportinguista, um verdadeiro adepto do futebol e principalmente do Clube, não deveria de injuriar alguém que fez muito por ele.

A investigação da Judiciária aos bancos portugueses

Do que já se sabe da investigação lançada pela Judiciária sobre os bancos portugueses, há algumas coisas importantes a reter:
- Os bancos portugueses não ficam em nada atrás dos bancos do Ikea (são é um bocadito mais carotes);
- Os bancos portugueses são maioritariamente de madeira, com um buraco no meio do assento para enfiar o dedo. Normalmente são pintados a tinta de esmalte;
- Em primeiro lugar nos acidentes com bancos portugueses vem a queda acidental por uso indevido (para apanhar um copo na prateleira de cima), logo seguida do dedo preso no buraco que os bancos têm a meio do assento;
- Há mesmo quem use o banco como contraceptivo, provando-se ser verdadeira a famosa história do pontapé no banco (que até à data se julgava ser apenas lenda popular);
- Não há nenhum banco português on-line, devido à total impossibilidade de abrir um buraco a meio do monitor, para enfiar o dedo;
- Esta investigação não vai dar em nada porque deixa de fora os ricos e poderosos: é sabido que o Poder usa Cadeira e não bancos;
- O único caso encontrado de lavagem de dinheiro usando um banco português não pôde ser usado como prova pois o banco inchou com a água, ficando empenado e sem préstimo. "Nem um alfinete cabia no buraco do assento, quanto mais um dedo", disse o chefe da brigada de investigação;
- Descobriu-se um projecto secreto para colocar bancos portugueses no fundo das garrafas de vinho do mundo inteiro. A idéia era que, em vez de se dizer que o vinho tinha assento, se dissesse que o vinho tinha um banco português. Este projecto vinha sendo acarinhado pelo Governo como forma de relançar o nome de Portugal no mundo.

por JN in CONTRA-INDICADO

Genial... pura e simplesmente genial este post por JN. Aconselho uma visita prolongada ao seu blog!

terça-feira, outubro 18, 2005

ESTRUTURALMENTE ANTIPRESIDENCIALISTA


Gosto demasiado da política para me candidatar à Presidência da República. Sou estruturalmente antipresidencialista e sempre entendi que, em democracia, a política deve ter no parlamento a sua razão e o seu objectivo.

(Francisco Sá Carneiro, entrevista ao Jornal O Tempo , 29 de Novembro de 1979, in 'Sá Carneiro Biografia Política', Nuno Manalvo, Lisboa, Parceria A. M. Pereira, s/ data, pág. 165)

in re-Descobrimentos
Outros links: INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

Para mim, Francisco Sá Carneiro, foi e será sempre um dos maiores homens de Portugal. Posso dizer com toda a certeza, que com ele nunca estariamos nesta crise que actualmente Portugal passa.

OE 2006


"A partir do próximo ano, volta a ser possível investir em planos poupança reforma (PPR) para obter benefícios fiscais. Os reformados com pensões acima de 40 mil euros anuais verão a sua dedução específica reduzir-se e, consequentemente, a sua factura de IRS ficar mais pesada. Estas são duas das alterações inscritas na proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2006, ontem apresentada, que preconiza ainda uma descida do peso do Estado na economia, ao reduzir a despesa total de 49,3% para 48,8% do PIB.

"Sem truques", de "rigor", mas ao mesmo tempo de "esperança". Foi assim que o ministro Teixeira dos Santos classificou o OE. Mas para muitos portugueses esta proposta traduz, acima de tudo, a concretização de muitas medidas já anunciadas e previstas (como o aumento de alguns impostos, a alteração ao estatuto da aposentação ou a moderação salarial), que se irão traduzir num apertar de cinto.

Em contraponto com este cenário surge a reposição dos PPR, ainda que em moldes ligeiramente diferentes do que acontecia com o benefício fiscal extinto por Bagão Félix. Ou seja, agora pretende-se incentivar os contribuintes a verem e usarem este plano como um complemento de reforma e, por isso, penaliza-se mais quem opte pelo seu reembolso total ou parcial e incentiva-se que seja recebido sob a forma de prestações regulares. Os montantes da dedução variam entre os 400 e os 300 euros.

Inversamente, para os pensionistas, este OE concretiza a penalização dos seus rendimentos ao estabelecer uma dedução da específica para as pensões entre os 40 mil e os 83 mil euros - valor a partir do qual não há direito a dedução. Imunes a todas as mudanças ficam os que têm pensões até 7500 euros por ano.

Cumprindo a sua promessa de basear este OE num cenário macro-económico realista, Teixeira dos Santos avançou com uma revisão em baixa de quase todos os indicadores, em relação ao que estava previsto no Programa de Estabilidade e Crescimento. Apesar de prever que a economia cresça somente 1,1% (ver infografia), mantém a meta para a evolução da taxa de desemprego, situando-a em 7,7%. Com a necessidade de consolidação das finanças públicas e o grau de endividamento das famílias (que se traduzirá em menor consumo), a aposta do crescimento volta-se para as exportações.

Este OE procede a uma redução global da despesa da ordem de 1,7 mil milhões de euros, tendo Teixeira dos Santos salientado a ruptura com a evolução de anos anteriores, ao fazer baixar a despesa total de 49,3% para 48,8% do PIB e evidenciado uma descida de 250 milhões de euros só no sub-sector Estado. Mas, desta vez, o esforço de consolidação também bateu à porta das autarquias e regiões (ver texto nestas páginas). Para conseguir baixar o défice de 6,2% para 4,8%, o ministro conta ainda com a evolução de 6,8% das receitas fiscais.

Sobre as questões salariais, não avançou valores, precisando que os aumentos dos funcionários públicos serão suportados pela dotação provisional do Ministério das Finanças. A redução de 2,5% nas despesas com pessoal deve-se a medidas como o congelamento das promoções ou a dinamização do quadro de supranumerários.


Computador

Este OE reactiva a possibilidade de deduzir no IRS as despesas com computador até ao limite de 250 euros.Mas há condições à utilização deste benefício o contribuinte não pode ter rendimentos que atinjam o novo escalão taxado a 42% e podem aplicá-lo uma única vez, entre 2006 e 2008.

Deduções e educação

Os escalões do IRS e as deduções são actualizadas à taxa de inflação prevista (2,3%) e as despesas com explicações passam a poder ser apresentadas no conjunto das deduções com a Educação.

Privatizações

Em 2006, o Estado conta encaixar 1,56 mil milhões de euros em privatizações. As alienações incidirão principalmente sobre empresas do sector energético (Galp, EDP ou REN), papel, transportes ou comunicações."

in JORNAL DE NOTÍCIAS