sexta-feira, agosto 26, 2005

Estava a ver alguns dos blogs (Biblioteca de Babel) e achei este muito interessante, uma vez que já vi este filme, e nunca me passou pela ideia esta questão...

Afinal parece que não fui a única a ver o filme Der Untergang só agora. Passando por Bomba Inteligente vi a minha curiosidade espelhada: ainda gostava de saber porque viram Hitler como uma figura humana, com sentimentos e simpatias pelos outros.
Mas a resposta é simples: a teoria da relativização, neste caso cada olhar relativiza o que vê de acordo com a sua experiência de vida, as suas convicções, etc...
Mesmo assim, onde é que foram encontrar simpatia naquela figura?
Talvez o problema dos espectadores (os alemães, claro!) tenha sido lembrar que foram "eles" que elegeram e que acabaram bem enganados (o homem nem queria saber dos seus cidadãos). Ou poderá ainda ter sido por este filme mostrar a coerência que Hitler manteve em relação aos princípios que defendia. A coerência tem-se destacado como um valor muito positivo nos nossos dias...

publicado por de Sousa in Biblioteca de Babel

1 comentário:

de Sousa disse...

;) Foi o que me passou pela ideia...
Foi a minha "experiência de vida, as [minhas] convicções, etc..." e algumas leituras recentes, tal como referi...
Passe mais vezes pela Biblioteca de Babel!