quinta-feira, setembro 08, 2005

Temos candidata às Presidênciais

POUS candidata Carmelinda Pereira às presidenciais

A dirigente do POUS Carmelinda Pereira anunciou quinta-feira que vai concorrer às eleições presidenciais de 2006 para «defender as conquistas de Abril», depois de o socialista Manuel Alegre ter desistido de se candidatar.


Em declarações à agência Lusa, a dirigente nacional do Partido Operário de Unidade Socialista afirmou que se candidata para «ir até ao voto» para defender «os ideais do socialismo democrático e dos valores expressos na Constituição da República Portuguesa».

Ainda sem as 7.500 assinaturas necessárias à formalização da candidatura presidencial, Carmelinda Pereira disse que o POUS decidiu avançar depois de Manuel Alegre ter desistido de se candidatar.

«Defendíamos uma candidatura de ruptura com esta política da União Europeia, uma candidatura que se diferenciasse, que defendesse as conquistas de Abril e os ideais republicanos e do socialismo democrático. Essa candidatura era a de Manuel Alegre, a quem disponibilizámos o nosso apoio», sublinhou.

Para a candidata presidencial apoiada pelo POUS, «as outras candidaturas de esquerda não representam os interesses dos trabalhadores».

«Os outros candidatos são para apoiar Mário Soares. Dizem que o principal inimigo é o candidato da direita, e nós dizemos que tanto Mário Soares como Cavaco Silva defenderam a mesma política de apoio às imposições da União Europeia», afirmou.

Professora do ensino básico, Carmelinda Pereira, 57 anos, integra a comissão nacional do POUS e foi deputada à Constituinte entre 1975 e 1976, tendo sido eleita deputada à Assembleia da República em 1976.

Em 1977, foi expulsa do PS, com Aires Rodrigues, quando Mário Soares liderava o I Governo Constitucional, mantendo-se como deputada independente no Parlamento até 1979.

É a segunda vez que o POUS apresenta um candidato às presidenciais. A primeira vez apresentou Aires Rodrigues, em 1980, numas eleições ganhas à segunda volta pelo general Ramalho Eanes.

Além do ex-chefe de Estado Mário Soares, já anunciaram a candidatura às presidenciais de 2006 o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e o coordenador da comissão política do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã.

in Diário Digital / Lusa

Sem comentários: