quinta-feira, setembro 08, 2005

Schroeder culpa especuladores pela subida do petróleo



O chanceler alemão, Gerhard Schroeder, culpou os especuladores internacionais por uma parte significativa da subida do petróleo. "Entre 20% a 30% do preço do barril (que se situa actualmente nos 65 dólares) deve-se unicamente à especulação", afirmou Schroeder, acrescentando que os especuladores agiram de forma "irresponsável".

O dirigente alemão, que falava no último debate parlamentar antes das eleições na Alemanha, explicou ainda que o seu Governo pressionou o G7 (o grupo dos sete países mais ricos do mundo) para que se conseguisse uma maior transparência nos mercados petrolíferos, mas que essa proposta foi bloqueada principalmente pelo Reino Unido e pelos Estados Unidos.

Schroeder lembrou que pediu a libertação das reservas alemãs para resistir à escalada de preços do petróleo, mas afirmou ser necessário repensar o futuro da política energética.

Sexta-feira e sábado, os ministros das Finanças da UE vão debater, em Manchester, a situação económica e o impacto da recente escalada dos preços do crude na retoma.

in Diário de Notícias Online

Sem comentários: