sexta-feira, setembro 30, 2005

Dinossauros são os mais atraídos pelo jogo da bola

Mesquita Machado é um dos autarcas que melhor exemplificam uma permanente ligação da política ao futebol. Após vários cargos no dirigismo desportivo, o autarca de Braga é actualmente presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol. A câmara foi fundamental para a constituição da SAD do Sporting Braga e para a construção do novo estádio, que dos 29 milhões orçamentados chegou aos quase 100 milhões de euros de custo final. Valentim Loureiro é outro exemplo claro. De presidente do Boavista a presidente da Liga de Clubes, esteve sempre com um pé na política e outro no futebol. E foi esta relação que levou Valentim a ser um dos arguidos do "Apito Dourado".

Avelino Ferreira Torres é ainda mais emblemático neste tipo de relação. O estádio de Marco de Canaveses até tem o seu nome e o clube local recebe avultadas verbas da autarquia para se manter no futebol profissional. Fátima Felgueiras é outro caso. O processo do "saco azul" envolve verbas que seriam canalizadas pela autarca para o clube local, numa forma de financiamento ilícito. Hoje, o Felgueiras já nem tem futebol profissional.

Mário Almeida, também ele um autarca com mais de 20 anos de poder, é outro caso de forte relação com o futebol. Há 25 anos que preside à assembleia geral do Rio Ave, sem ver nisso qualquer problema. "Sinto-me um desportista na política . Tenho dificuldades em perceber esse tipo de promiscuidade de que se fala. Se as pessoas gostam de futebol por que é que não se pode apoiar o futebol?" As ajudas camarárias são consideradas normais. "Recebe um subsídio igual ao dos bombeiros. Ao todo andará nos 45 mil contos por ano."

in DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Sem comentários: