sexta-feira, setembro 30, 2005

À conquista de adeptos

Nem os menos cépticos acreditariam que Portugal poderia acolher, um qualquer dia destes, uma competição internacional de basebol. Nem os 11 anos de existência da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol seria um argumento suficientemente forte para que os menos crentes pudessem conjecturar esta hipótese.

Mas a realidade é outra, bem diferente, e a prova está no facto de Abrantes - cidade onde está a ser construído o primeiro campo de basebol, que estará pronto em Dezembro, para acolher as competições da modalidade - receber a fase final da I Liga Ibérica de Basebol, este fim-de-semana. Um projecto concebido pela federação portuguesa aquando do "sinal verde" dado pelo município de Abrantes para construir o único campo de basebol.

Sandra Monteiro, a dirigente federativa desde Abril de 2004, que é a mais jovem presidente de uma federação, com 28 anos, é a "progenitora" deste projecto, que agora traz a Portugal as seis equipas (três portuguesas e três espanholas) que melhores resultados conseguiram numa fase inicial da I Liga Ibérica (discutidas em Vigo e Madrid). Um projecto que na altura "pareceu utópico", confessou ao DN, mas que, com o esforço, espírito de sacrifício e voluntarismo de todas as pessoas envolvidas nesta ainda jovem federação, tornou-se real e "ultrapassadas todas as inúmeras dificuldades logísticas". Dificuldades estas que se prenderam, especialmente, pelo facto do final da prova não se realizar num campo de basebol, mas sim num recinto de relvado sintético e outro de relva natural, que são vizinhos do futuro campo de basebol - onde os alicerces já dão a ideia do que ali vai crescer - inseridos na Cidade Desportiva de Abrantes.

Contudo, a Federação Portuguesa de Basebol conseguiu seduzir a sua congénere espanhola e as seis equipas (Paz de Oliveira de Azeméis, A. A. Coimbra, Tigres de Loulé, Tiburones Coruña, Toros de Madrid e Dos Hermanos de Sevilha) vão mesmo disputar a fase final no nosso país. Divididas em dois grupos, as formações jogam todas contra todas e as duas melhores discutirão a final (que se realiza domingo, às 15.00).

Para Sandra Monteiro, o facto de Portugal estar a organizar a competição é uma forma de "treino" para projectos futuros que a federação já tem em mente e pretende mesmo torná-los reais "Ajudar-nos-à preparar a candidatura que faremos em 2006, para organizar uma competição europeia de clubes". Um objectivo que, a ser concretizado, se desenrolará entre Junho e Julho do próximo ano.

Mas olhando para o presente, Sandra Monteiro acredita que a I Liga Ibérica poderá chamar muitos espectadores e cativar adeptos. Com cerca de 400 filiados, a dirigente federativa salientou que "há muitos praticantes espalhados pelo País, pois a modalidade já integra alguns programas do desporto escolar. Os jovens são devoradores de basebol".

O pior é atrair os mais velhos, que, de acordo com a presidente, "ainda têm um preconceito, por a tradição não existir".

in DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Sem comentários: