segunda-feira, setembro 12, 2005

TORNA-SE O PRIMEIRO PILOTO PORTUGUÊS A PONTUAR EM DUAS CORRIDAS

GP Bélgica: Tiago Monteiro continua a bater recordes

Tiago Monteiro tornou-se hoje (ontem) o primeiro piloto português a pontuar em duas corridas do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, ao concluir o Grande Prémio da Bélgica no oitavo lugar, depois de ter subido ao pódio nos Estados Unidos.

O portuense, único a terminar as 16 corridas já disputadas esta época, o que constitui também um recorde para um estreante, largou da 19.ª posição da "grelha" em Spa-Francorchamps, mas a sua estratégia de fazer a qualificação com a afinação de corrida acabou por ser eficaz.

Numa corrida ganha pelo finlandês Kimi Räikkönen (McLaren- Mercedes), e concluída por 15 pilotos, Monteiro beneficiou do toque do brasileiro António Pizzonia (Williams-BMW) no Colombiano Juan Pablo Montoya (McLaren-Mercedes), que afastou ambos da prova, embora se tenham classificado nas últimas posições.

Monteiro já tinha sido o primeiro português a subir ao pódio, ao terminar em terceiro no Grande Prémio dos Estados Unidos, mas a corrida de Indianapolis foi marcada pelo boicote das equipas com penus Michelin e, por isso, apenas disputada por seis pilotos. Monteiro, que ocupa o 15.º lugar da classificação do Mundial, com sete pontos, terminou atrás dos dois pilotos da Ferrari, o alemão Michael Schumacher e o brasileiro Rubens Barrichello.

Em 1995, Pedro Lamy foi o primeiro piloto português a pontuar na Fórmula 1, ao terminar o Grande Prémio da Austrália na sexta posição, somando um ponto.

Lamy, que correu quatro temporadas na Fórmula 1 (1993 a 1996), conseguiu também um oitavo posto em 1994, mas nessa altura apenas os seis primeiros lugares eram pontuáveis.

Mário Araújo "Nicha" Cabral, nos anos 60, e Pedro Matos Chaves, em 1991, foram os outros portugueses com experiências na categoria rainha do automobilismo, sem resultados de relevo.

in O Record Online

O português Tiago Monteiro justificou o ponto conquistado no Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1 com a afinação do Jordan EJ15b a pensar na chuva e, sobretudo, a escolha de pneus.

"A escolha de pneus intermédios, que mantivemos sempre, foi a melhor opção, porque a pista nunca chegou a estar suficientemente boa para usar pneus para piso seco", afirmou Tiago Monteiro, após a 16ª prova do Mundial.

Depois de ter partido na 19ª posição, Tiago Monteiro chegou ao oitavo lugar nas derradeiras voltas, beneficiando da desistência do colombiano Juan Pablo Montoya (McLaren-Mercedes) que teve um acidente com António Pizzonia (Williams-BMW), depois de "dobrar" o brasileiro.

"Arranquei bem e consegui fugir do (colega de equipa) Karthikeyan ao mesmo tempo que tentava acompanhar o Sauber de Villeneuve, mas estava com o carro muito pesado. O 'safety-car' entrou numa altura limite para nós em termos estratégicos, pois contava parar à 15ª volta", acrescentou.

No entanto, Tiago Monteiro acabou por ganhar com a entrada do "safety-car", saltando do 17º para o oitavo lugar.

O piloto portuense tornou-se no primeiro português a pontuar em duas corridas do Campeonato do Mundo, depois de um terceiro lugar no atípico GP dos Estados Unidos, disputado por apenas seis monolugares.

"Este resultado é muito importante pelas circunstâncias como o conseguimos e veio na altura certa. Este ponto é muito importante profissionalmente para mim, nesta corrida onde tudo foi impecável. Não podia ter sido melhor", afirmou o 15º classificado do Mundial de pilotos, agora com sete pontos.

A corrida foi ganha pelo finlandês Kimi Raikkonen (McLaren- Mercedes) que negou ao espanhol Fernando Alonso (Renault) a prematura conquista do título mundial.

Com três provas por disputar e 25 pontos de avanço, basta agora a Fernando Alonso (segundo classificado em Spa-Francorchamps) o terceiro lugar no Grande Prémio do Brasil para ser o mais jovem piloto de sempre a ganhar o título mundial, aos 24 anos.

Fonte: Lusa

in O JOGO Online
------------
Acho "interessante" a maneira como determinados jornalistas, em especial o que escreveu a reportagem no Record, minimizar a entrada nos pontos por parte do Tiago... Questiono o seu patriotismo... Acham mesmo que o Tiago Monteiro é um piloto mediano? Pelo menos já fez muito melhor que alguns outros que já passaram pela F1, e com um carro que não está grande "máquina". É um piloto excepcional, espero que tenha melhor sorte no próximo ano, porque merece, e está a dar nas vistas, nunca desistiu.
Parabéns Tiago!!!

Sem comentários: